You are currently viewing Reparação ambiental é tema de encontro de André Trigueiro e Joana Silva

Reparação ambiental é tema de encontro de André Trigueiro e Joana Silva

Na tarde de sábado da primeira edição do Flipetrópolis, dia 4 de maio, o jornalista André Trigueiro e a escritora e pesquisadora Joana Silva se reuniram em uma palestra que abordou os “males da humanidade”, concentrando a temática principalmente na questão ambiental, com foco no aquecimento global e na depredação da natureza. Em busca da raiz das problemáticas apresentadas, Trigueiro e Silva destacaram a falta de empatia com o próximo como um dos principais problemas da sociedade atual, refletindo, assim, em outras questões sociais. Houve uma ênfase que colocou em evidência que tal falta de empatia se reflete na forma como tratamos o meio ambiente, explorando-o de forma desenfreada sem nos preocuparmos com as consequências para as futuras gerações.

As falas de Joana Silva ressaltaram a importância da educação ambiental para conscientizar as pessoas sobre os perigos do aquecimento global e da depredação da natureza. Ela também defendeu a necessidade de mudanças nos hábitos de consumo, como a redução do consumo de carne e a utilização de meios de transporte mais sustentáveis. Já André Trigueiro mencionou suas obras para argumentar a respeito das proposições. Livros como “Viver é a melhor opção” exploram a importância da compaixão e da construção de uma sociedade mais justa e solidária, combatendo a indiferença e o individualismo. A obra, que defende a promoção da saúde mental como a principal forma de evitar o suicídio – outro “mal da humanidade” mencionado pelos palestrantes –, teve mais de 60 mil cópias vendidas.

Trigueiro é um dos principais nomes do jornalismo ambiental no Brasil e cobre editorias, como mudanças climáticas, desmatamento e degradação ambiental, denunciando desigualdades sociais e ambientais e, como nesta palestra em parceria com Joana Silva, lançando luz sobre as consequências da falta de empatia em diferentes contextos. Livros escritos pelo jornalista, como “Cidades e soluções”, apresentam alternativas para a construção de cidades mais sustentáveis e habitáveis, promovendo a mudança de hábitos individuais e coletivos. Unindo sua parte religiosa à ecologia que tanto defende, Trigueiro mencionou a obra “Espiritismo e ecologia”, defendendo a preservação da natureza sob uma perspectiva espiritual. Como apresentado anteriormente no Flipetrópolis, Frei Betto em uma conversa com Tom Farias, defendeu que espiritualidade não diz respeito à religião, mas sim sobre uma questão interna e individual de cada ser humano.

A mediação da palestra ficou sob responsabilidade da escritora Silvana Gontijo, que criou “A Turma do Planeta”, um universo de crianças e espécimes da fauna e da flora brasileiras, que vivem uma série de aventuras em livros, games e, atualmente, objetos de ensino e aprendizagem. Um de seus projetos de maior impacto é o “Cidades, Salvem seus Rios!” Por meio da metodologia “Educação com e através de Causas”, o programa criado por Gontijo integra a causa da recuperação e preservação dos rios ao currículo escolar, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Indo além, munindo-se da Organização Social Planetapontocom, que ela fundou e preside, e da Revista Pontocom, Silvana idealiza e implementa projetos inovadores que conectam crianças, jovens e comunidades à preservação ambiental.

Sobre o Flipetrópolis

A primeira edição do Flipetrópolis foi viabilizada pela Prefeitura de Petrópolis, o patrocínio do Grupo Águas do Brasil e o apoio cultural do Itaú e da GE Aerospace, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Todas as atividades realizadas dentro do Flipetrópolis são gratuitas. Com a curadoria de Afonso Borges, Sérgio Abranches, Tom Farias, Gustavo Grandinetti e Leandro Garcia, acontece entre os dias 1.º e 5 de maio de 2024, no Palácio de Cristal.

Serviço:

Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis
De 1.º a 5 de maio de 2024, de quarta-feira a domingo
Local: Palácio de Cristal – R. Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis / Programação Digital – YouTube, Instagram e Facebook – @flipetropolis
www.flipetropolis.com.br
Entrada gratuita