O Flipetrópolis – Festival Literário Internacional de Petrópolis – trouxe em sua primeira edição dois dias de slam, uma competição de poesia falada mundialmente conhecida, na qual o público foi convidado para recitar poemas autorais. Nesse formato de expressão cultural, o foco é unicamente na poesia: não há uso de elementos de cena, acompanhamento musical ou figurino. A cultura do slam é cada vez mais difusa no país: no Brasil, há mais de 250 comunidades do gênero, espalhadas por 23 estados.
A celebração do slam no Flipetrópolis foi marcada pela presença de poetas, chamados slammers, da cidade de Petrópolis. Representando o slam da cidade fluminense, a programação também comemorou os 15 anos da inserção dessa cultura poética no País.
Além disso, também houve uma batalha de rima. Embora ambas as expressões envolvam rimas e performance ao vivo, as batalhas de slam e de rima apresentam algumas diferenças. No slam, a poesia e a mensagem são o destaque. Temas sociais, políticos e pessoais ganham vida canalizados pela criatividade, originalidade e impacto emocional da performance. No slam, o foco se encontra na construção de poemas que transcendem a competição.
Já nas batalhas de rima, o ressalto são as rimas ágeis e o flow. Improviso, agilidade mental e habilidade verbal são os instrumentos dos MCs nesse tipo de duelo. Criatividade na construção de rimas, respostas rápidas e precisas ao oponente definem o vencedor. Estruturalmente, slam e batalha de rima também são diferentes. O slam geralmente segue um formato rígido, com tempo limite para cada poeta e critérios de avaliação específicos, como conteúdo, performance e técnica. Já as batalhas de rima são mais flexíveis, com rounds temáticos pré-definidos ou improvisados, regras variadas de pontuação e eliminação e um clima de competição mais intenso.
Ambas as expressões culturais estão disponíveis no YouTube do Flipetrópolis. Confira!
Sobre o Flipetrópolis
A primeira edição do Flipetrópolis foi viabilizada pela Prefeitura de Petrópolis, o patrocínio do Grupo Águas do Brasil e o apoio cultural do Itaú e da GE Aerospace, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Todas as atividades realizadas dentro do Flipetrópolis são gratuitas. Com a curadoria de Afonso Borges, Sérgio Abranches, Tom Farias, Gustavo Grandinetti e Leandro Garcia, acontece entre os dias 1.º e 5 de maio de 2024, no Palácio de Cristal.
Serviço:
Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis
De 1.º a 5 de maio de 2024, de quarta-feira a domingo
Local: Palácio de Cristal – R. Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis / Programação Digital – YouTube, Instagram e Facebook – @flipetropolis
www.flipetropolis.com.br
Entrada gratuita