You are currently viewing Ana Maria Machado e Conceição Evaristo são homenageadas no Flipetrópolis

Ana Maria Machado e Conceição Evaristo são homenageadas no Flipetrópolis

Com início no dia 1.º de maio, o Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis – homenageia as escritoras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo. A escolha foi feita em razão da grande contribuição das duas mulheres para a literatura brasileira, e, considerando que a literatura se integra à realidade, ambas também são mobilizadoras sociais. Além das homenagens começarem em um simples gesto, como a distribuição de sacos de pão contendo poesias das duas autoras, o Flipetrópolis também promove um encontro entre Ana Maria e Conceição; o evento será realizado às 21h do dia 4/5, no auditório do Flipetrópolis.

Conheça um pouco mais sobre as duas autoras abaixo:

  • Ana Maria Machado

Ana Maria nasceu no Rio de Janeiro, em 1941. Estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Moma de Nova York, tendo participado de salões e exposições individuais e coletivas no país e no exterior. Formou-se em Letras Neolatinas, em 1964, na então Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, e fez estudos de pós-graduação na UFRJ. Deu aulas na Faculdade de Letras na UFRJ e na Escola de Comunicação da UFRJ, bem como na PUC-Rio. Lecionou nos colégios Santo Inácio e Princesa Isabel, no Rio, e no Curso Alfa de preparação para o Instituto Rio Branco; também lecionou em Paris, na Sorbonne (Língua Portuguesa), na Universidade de Berkeley, Califórnia – onde já havia sido escritora residente – e ocupou a cátedra Machado de Assis em Oxford. Como jornalista, trabalhou para o Jornal do Brasil, Rádio Jornal do Brasil, Correio da Manhã, O Globo, e colaborou com as revistas Realidade, IstoÉ e Veja e com os semanários O Pasquim, Opinião e Movimento. Também foi editora, uma das sócias da Quinteto Editorial, com Ruth Rocha. Há mais de três décadas vem exercendo intensa atividade na promoção da leitura e fomento do livro, tendo dado consultorias, seminários da Unesco em diferentes países e sido vice-presidente do IBBY (International Board on Books for Young People). Na presidência da Academia Brasileira de Letras deu especial ênfase a programas sociais de expansão do acesso ao livro e à leitura nas periferias e comunidades carentes.

  • Conceição Evaristo

Conceição Evaristo, Autora Homenageada do Flipetrópolis, nasceu em 29 de novembro de 1946, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Trabalhou como empregada doméstica, tornou-se professora e fez faculdade de Letras, além de mestrado e doutorado. Mas, apesar de consagrada como escritora, não foi eleita pela Academia Brasileira de Letras em 2018. A romancista, poeta e contista é autora de livros como “Ponciá Vicêncio”, seu romance mais famoso. Suas obras, pertencentes à literatura contemporânea, são caracterizadas pelo protagonismo feminino e pela denúncia de discriminação racial. Assim, são realistas e discutem questões de gênero e etnia.

Sobre o Flipetrópolis

A primeira edição do Flipetrópolis foi viabilizada pela Prefeitura de Petrópolis, com o patrocínio do Grupo Águas do Brasil e o apoio cultural do Itaú e da GE Aerospace, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Todas as atividades realizadas dentro do Flipetrópolis são gratuitas. Com a curadoria de Afonso Borges, Sérgio Abranches, Tom Farias, Gustavo Grandinetti e Leandro Garcia, acontece entre os dias 1.º e 5 de maio de 2024, no Palácio de Cristal.

Serviço:

Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis
De 1.º a 5 de maio de 2024, de quarta-feira a domingo
Local: Programação presencial no Palácio de Cristal (R. Alfredo Pachá, s/n – Centro), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flipetropolis
Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flipetropolis.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367
Letícia Finamore – 31 98252-2002