Por Gabriel Pinheiro

Mesa celebrou o legado do poeta petropolitano Raul de Leoni, com a participação de acadêmicos da Academia Brasileira de Poesia

Abrindo a programação local do 2.º Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis –, o Auditório do Palácio de Cristal recebeu uma mesa em homenagem aos 130 anos de Raul de Leoni com a participação de Iara Roccha, João Carlos Bini e Vera Abad, escritores acadêmicos da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni.

João Carlos Bini abriu a conversa falando sobre o estilo literário de Raul de Leoni, segundo ele, considerado neo-parnasiano, por incorporar características do movimento parnasiano, como a adjetivação exacerbada, mas sem ficar restrito apenas à este estilo. “Existe uma tendência de esquecer, de perder a memória do passado em relação à coisas que são importantes. (…) Será que os estudantes daqui da cidade estudam o Raul de Leoni?”, refletiu o escritor. “Essa característica brasileira de deixar a memória de lado.”

Na sequência, a escritora Vera Abad refletiu sobre a relação de Petrópolis com a arte literária: “A relação de Petrópolis com a literatura vem desde quando a cidade foi criada. Ela vem desde os colonos que aqui chegaram”. Ela comentou sobre a trajetória da Academia Brasileira de Poesia e como a entidade se abre cada vez mais para novos poetas, sem deixar de olhar para os que vieram anteriormente, num diálogo entre tradição e modernidade. Ela relembrou a passagem da poeta chilena Gabriela Mistral, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, por Petrópolis. “Ela morou aqui por um tempo.” A convidada, então, citou uma série de escritores e escritoras que viveram ou passaram por Petrópolis, destacando o forte caráter literário da cidade. “É muita gente, não dá pra falar de todo mundo. Mas nos faz pensar: Por que tanta gente?”

“Temos muito orgulho de cantar nossa poesia. De dizer os poetas que aqui estavam e que aqui estão”, abriu sua fala Iara Roccha, após a leitura de um poema de Raul de Leoni. “Os poemas são livres desde o momento em que eles são escritos. (…) Essas palavras vão dizer coisas diferentes para cada leitor”, refletiu a escritora sobre o ofício dos poetas. “Esse mundo não será melhor se não tivermos a poesia. Não seremos mais humanos se não tivermos a poesia. (…) Só os poetas são capazes de dizer o que nós humanos não conseguimos. Os poetas nascem com essa responsabilidade, quiçá, com essa missão.”

Iara Roccha debateu os desafios de se popularizar a poesia. “A poesia deveria estar na boca do povo”, ela citou o poeta Antônio Vieira. “A importância da formação cidadã, inclusive. A poesia não deve ser um privilégio. Ela deve ser um bem cultural.” Vera Abad acrescentou: “Acho que essa é a missão do poeta: tocar pontos na alma das pessoas”.

Sobre o 2.º Flipetrópolis

A 2ª edição do Flipetrópolis acontece de 27 a 30 de novembro, quinta-feira a domingo, no Palácio de Cristal, e tem como tema “Literatura, Encruzilhada e Arte”. O evento apresenta mesas de bate-papo com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação e desenho, oficinas, e atividades educativas para as crianças. O Autor Homenageado é o Antônio Torres, romancista consagrado e membro da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Brasileira de Letras. Outro destaque desta edição é a entrega oficial do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano à vencedora de 2025, a escritora Sueli Carneiro.

Realizado graças à Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o 2.º Flipetrópolis tem o Patrocínio Máster da GE Aerospace e o apoio da Zeiss, da Caixa, da Academia Petropolitana de Letras, do Ipeafro e da Prefeitura de Petrópolis. Parceria de Mídia: Amado Mundo. Todas as atividades são gratuitas, acessíveis, com Libras, audiodescrição e transmissão on-line via Youtube @flipetropolis.

Serviço

2.º Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis

De 27 a 30 de novembro de 2025, quinta-feira a domingo

Local: programação presencial no Palácio de Cristal e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌flipetropolis

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flipetropolis.com.br
Jozane Faleiro  – 31 992046367
Laura Rossetti – 31 99277-3238
Letícia Finamore – 31 98252-2002