
O Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis) ocorre, em 2025, entre os dias 27 e 30 de novembro. Nesta segunda edição, cujo tema é “Literatura, Encruzilhada e Arte”, o evento acontece de forma presencial, no Palácio de Cristal, e on-line, nas plataformas digitais. O termo “figital”, que caracteriza o Flipetrópolis, diz respeito justamente ao formato em que ele acontece.
De acordo com o cientista e escritor paraibano Silvio Meira, o espaço figital é aquele que combina as dimensões física, digital e social. A esfera figital surge e se desenvolve a partir do começo da internet, que cria a dimensão digital em rede. Ou seja, ela possibilita conectar pontos do mundo físico (por exemplo, um computador e um laptop) por meio de uma rede digital, que permite que um código seja transportado de um ponto a outro.
A partir de 2005, com o advento das redes sociais, nasce uma terceira dimensão neste espaço que já tinha as dimensões física e digital em rede. Surge então a dimensão social em rede, permitindo que as pessoas comecem a se articular entre si, o que reestrutura as conexões, relacionamentos e interações da sociedade como um todo.
Sendo assim, a adoção do termo “figital” para caracterizar o 2.º Flipetrópolis aponta para o fato de que ele une as três dimensões apontadas por Silvio Meira. Isto é, o Flipetrópolis combina as dimensões física – já que o Festival ocorre presencialmente, no Palácio de Cristal –, digital – porque ele se utiliza da internet – e social – porque a cobertura do evento é feita através das redes sociais, o que permite interações virtuais com o público. Para saber mais, acesse o e-book “Fundações para os futuros Figitais”, de Silvio Meira.
O Flipetrópolis – Festival Literário Internacional de Petrópolis – é realizado pela Associação Cultural Sempre Um Papo, com Patrocínio Master da GE Aerospace, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, da Academia Petropolitana de Letras e do Ipeafro.