No dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h30, o 2.º Flipetrópolis abre espaço para um diálogo potente sobre memória, arte e resistência. A mesa “Arte, Liberdade e Vozes Negras – O Legado de Abdias do Nascimento” traz a presença de Elisa Larkin Nascimento, pesquisadora, escritora e guardiã da obra e da trajetória de Abdias, um dos mais importantes intelectuais e ativistas do movimento negro brasileiro.

A conversa propõe uma reflexão sobre como arte, literatura e política se entrelaçam hoje para produzir novos sentidos de liberdade e comunidade, retomando o legado de Abdias não como algo do passado, mas como uma força que inspira a criação e a transformação social. Indo além, pensando no papel da arte como instrumento de emancipação e escuta de vozes que foram silenciadas – e que hoje ecoam mais fortes.

O Flipetrópolis – Festival Literário Internacional de Petrópolis – é realizado pela Associação Cultural Sempre Um Papo, com Patrocínio Master da GE Aerospace, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, da Academia Petropolitana de Letras e do Ipeafro.