
A segunda edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis – foi realizada entre os dias 27 e 30 de novembro, mas seus efeitos reverberam pela cidade mesmo após seu término. Isso porque, além das ideias e reflexões promovidas pelos debates, lançamentos de livros, oficinas, exposição de arte, programação infantil e ações educativas, o Festival deixa um legado concreto para o município. Após a realização do evento, a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, localizada na Praça Visconde de Mauá, centro de Petrópolis, passa a ter mais 566 livros em seu acervo, graças às doações recebidas durante os quatro dias do Festival.
Parte significativa desses exemplares é resultado das obras lançadas gratuitamente no 2.º Flipetrópolis. Essa é uma iniciativa promovida desde a primeira edição do evento, proposta que também acontece nos demais projetos organizados por Afonso Borges, idealizador e curador do Festival. O intuito é que o evento ofereça um espaço para lançamentos sem custo, com sessões de autógrafos para o público presente. Tal iniciativa é voltada, em especial, para autores que arcaram com a edição de suas próprias obras – os chamados independentes. No entanto, escritores publicados por editoras também puderam participar. A única condição para participar era que o autor ou autora doasse dois exemplares de sua obra ao evento.
Outra fração dos livros recolhidos durante o Festival veio do público, que doou, voluntariamente, exemplares para o Flipetrópolis. Somando as duas partes, o total de 566 livros angariados segue para a Biblioteca Central Municipal. Trata-se de uma forma de incentivar o lançamento de obras e o compartilhamento de conhecimento e vivências no Festival, bem como estimular a leitura e a ocupação de bibliotecas e demais espaços públicos.
Sobre o 2.º Flipetrópolis
Realizado graças à Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o 2.º Flipetrópolis tem o Patrocínio Máster da GE Aerospace e o apoio da Zeiss, da Caixa, da Academia Petropolitana de Letras, do Ipeafro e da Prefeitura de Petrópolis. Parceria de Mídia: Amado Mundo. Todas as atividades são gratuitas, acessíveis, com Libras, audiodescrição e transmissão on-line via Youtube @flipetropolis.
Serviço
2.º Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis
De 27 a 30 de novembro de 2025, quinta-feira a domingo
Local: programação presencial no Palácio de Cristal e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flipetropolis
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@flipetropolis.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367
Laura Rossetti – 31 99277-3238
Letícia Finamore – 31 98252-2002