Por Laura Rossetti

As escritoras Cristina Ferreira, Marileine Mendes e Roseni Kurányi estiveram juntas em uma mesa de conversa sobre o tema “Literatura de infância hoje”, na tarde desta quinta-feira, 27/11, dentro da programação do 2.º Flipetrópolis. Elas falaram sobre suas trajetórias como leitoras e escritoras e seus livros publicados. O bate-papo completo já está disponível no YouTube do Fipetrópolis.

Cristina Ferreira começou sua trajetória na literatura depois de ter trabalhado como professora por 38 anos. Especialista em Literatura para Infância formada pel’A Casa Tombada, a autora comentou sobre a importância da literatura infantil também para os adultos. “Acho que abrir esse espaço para a literatura de infância é fundamental. Hoje a gente avança no conceito de ‘literatura infantil’ que parece que é só para criança e a gente trata como ‘literatura de infância’ ou seja, para todas as infâncias, para a nossa infância, que continua, e que a gente não deveria deixar de pulsar no nosso dia a dia”, destacou.

Mediadora de leituras, Cristina participa também da programação infantojuvenil do 2.º Flipetrópolis. É autora de obras como “É hora do banho” e “É o dito, bicho!”, os dois publicados neste ano. Durante a conversa, ela contou ainda sobre sua trajetória como leitora, e seu encantamento pelos livros quando era criança, através da escola. “Fui uma criança que teve na leitura uma abertura de janela para outras vidas, para outro mundo”, disse.

Já Marileine Mendes disse que não se lembra de ter tido contato com os livros em sua infância, embora tenha tido contato com a literatura, por meio de histórias contadas por pessoas de sua família. “Eu me lembro da minha avó contando coisas, minha mãe (…)  Vivi ouvindo muitas histórias, então a minha imaginação viajava com tudo aquilo que eu estava escutando, e acho que foi isso o que nutriu o meu lado de criatividade”, partilhou a autora.

Marileine estreou na literatura em 2023 com o livro “A voz do silêncio”, que apresenta reflexões de uma mulher de 80 anos que retorna à sua antiga casa. Formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marileine é autora das obras infantis “Virtudes com Beto na Escola do Monte” (2024) e “Alice e Pitú Amor e Superação” (2025).

A mediadora, Roseni Kurányi, membro da Academia Petropolitana de Letras, é romancista e escreve poesias, literatura infantil e infantojuvenil. Graduada em Letras, ela é autora de livros publicados no Brasil e no exterior. Durante a mesa, Cristina Ferreira e Marileine Mendes conversaram ainda sobre seus livros publicados e sobre como se tornaram escritoras. O bate-papo completo já está disponível no YouTube do Fipetrópolis.

Sobre o 2.º Flipetrópolis

A 2ª edição do Flipetrópolis acontece de 27 a 30 de novembro, quinta-feira a domingo, no Palácio de Cristal, e tem como tema “Literatura, Encruzilhada e Arte”. O evento apresenta mesas de bate-papo com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação e desenho, oficinas, e atividades educativas para as crianças. O Autor Homenageado é o Antônio Torres, romancista consagrado e membro da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Brasileira de Letras. Outro destaque desta edição é a entrega oficial do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano à vencedora de 2025, a escritora Sueli Carneiro.

Realizado graças à Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o 2.º Flipetrópolis tem o Patrocínio Máster da GE Aerospace e o apoio da Zeiss, da Caixa, da Academia Petropolitana de Letras, do Ipeafro e da Prefeitura de Petrópolis. Parceria de Mídia: Amado Mundo. Todas as atividades são gratuitas, acessíveis, com Libras, audiodescrição e transmissão on-line via Youtube @flipetropolis.

Serviço

2.º Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis

De 27 a 30 de novembro de 2025, quinta-feira a domingo

Local: programação presencial no Palácio de Cristal e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌flipetropolis

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flipetropolis.com.br
Jozane Faleiro  – 31 992046367
Laura Rossetti – 31 99277-3238
Letícia Finamore – 31 98252-2002