Por Letícia Finamore

O clima literário começou cedo na segunda edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis). Com atrações infantojuvenis, a programação da manhã teve início às 8h30, com cantoria e contação de histórias com Tia Amandinha. Acompanhada de um violão, a “encantadora” de histórias conduziu o público presente majoritariamente composto por estudantes de escolas que passaram pelo Festival nesta manhã. Dentre os convites feitos à plateia, Amandinha incentivou os pequenos a “ativar” o “botão da imaginação”.

Às 9h30, Cris Ferreira subiu ao palco para dar continuidade aos encontros musicais. Na ocasião, a escritora infantojuvenil apresentou novas canções que, por sua vez, foram acompanhadas por pequenas coreografias com as mãos. As faixas selecionadas faziam alusão a histórias famosas escritas para crianças, como é o caso de “Careca do Vovô”, música cantada pelo grupo Galinha Pintadinha.  

A programação da manhã contou ainda com a presença da petropolitana Flávia Justen. Com tecidos espalhados pelo palco e, assim como Tia Amandinha, acompanhada por um violão , Flávia transformou o Auditório do 2.º Flipetrópolis em uma “casa”, como aprendeu com seu avô ao se apresentar para crianças. Atuante como professora e coordenadora pedagógica com especialização em neuro divergentes, a educadora convidou o público para subir ao palco e, assim, ocupar o espaço que havia decorado com retalhos coloridos.

Dando início à segunda edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis, é valioso retomar uma frase dita por Cris Ferreira em sua apresentação: “viva o Flipetrópolis, viva os encontros, viva o público presente!”. 

Sobre o 2.º Flipetrópolis

A 2ª edição do Flipetrópolis acontece de 27 a 30 de novembro, quinta-feira a domingo, no Palácio de Cristal, e tem como tema “Literatura, Encruzilhada e Arte”. O evento apresenta mesas de bate-papo com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação e desenho, oficinas, e atividades educativas para as crianças. O Autor Homenageado é o Antônio Torres, romancista consagrado e membro da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Brasileira de Letras. Outro destaque desta edição é a entrega oficial do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano à vencedora de 2025, a escritora Sueli Carneiro.

Realizado graças à Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o 2.º Flipetrópolis tem o Patrocínio Máster da GE Aerospace e o apoio da Zeiss, da Caixa, da Academia Petropolitana de Letras, do Ipeafro e da Prefeitura de Petrópolis. Parceria de Mídia: Amado Mundo. Todas as atividades são gratuitas, acessíveis, com Libras, audiodescrição e transmissão on-line via Youtube @flipetropolis.

Serviço

2.º Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis

De 27 a 30 de novembro de 2025, quinta-feira a domingo

Local: programação presencial no Palácio de Cristal e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌flipetropolis

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@flipetropolis.com.br
Jozane Faleiro  – 31 992046367
Laura Rossetti – 31 99277-3238
Letícia Finamore – 31 98252-2002