
Por Letícia Finamore
O ato da leitura incentiva o ato da escrita e vice-versa. Uma vez que o universo da leitura é adentrado, a literatura – e a cultura, como um todo – transformam mentalidades e até mesmo vidas. Sabendo dessa importância tamanha, o Festival Literário Internacional de Petrópolis, o Flipetrópolis, assumiu a responsabilidade e promoveu a primeira edição do Prêmio de Redação e Desenho do Festival. Essa premiação é tradição em todos os Festivais Literários Internacionais presididos por Afonso Borges – que também é presidente do Flipetrópolis: Fliaraxá, Fliparacatu e Flitabira.
A premiação começou cedo na manhã do sábado, 4/5, penúltimo dia do Flipetrópolis. Contemplando alunos das redes de ensino público e privado dos Ensinos Fundamental e Médio, em três categorias: de 9 a 11 anos, de 12 a 14 anos e de 15 a 18 anos. O Concurso traz também as categorias de desenhos, que contemplam estudantes entre 4 e 5 anos, 6 a 8 anos e a categoria de estudantes PCDs (Pessoas Com Deficiência), de 8 a 18 anos.
Conforme o regulamento do Prêmio, puderam participar alunos matriculados nas escolas da cidade de Petrópolis. Neste ano, 67 escolas aderiram à proposta, dentre elas públicas e privadas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio. No total, cerca de 45 mil estudantes estiveram envolvidos e puderam participar do concurso. Foram 116 trabalhos inscritos, sendo que 68 redações e 48 desenhos foram selecionadas para a premiação, seguindo os critérios de adequação ao tema, originalidade, criatividade, vocabulário, ortografia e consonância com os direitos humanos. Os estudantes vencedores receberam premiações em dinheiro, e seus professores receberam livros selecionados pela equipe do Flipetrópolis.

A comissão julgadora do prêmio foi composta pelas professoras Deise Maria Guettnauer, Roberta Hang Martins Soares, Tatiana Fernandes Barbosa, Rachel Leão de Oliveira e Rosaria Leontina Tomé e a bibliotecária da Universidade do Rio de Janeiro, Carolina Santos de Mendonça. Participaram da cerimônia de entrega do Prêmio de Redação do primeiro Flipetrópolis o idealizador e presidente do Festival Literário Internacional de Petrópolis, Afonso Borges; o diretor de operações do Grupo Águas do Brasil, patrocinador do evento, Márcio Salles; o vice-prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, representando o prefeito Rubens Bomtempo; a primeira dama de Petrópolis, secretária-chefe de gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciane Bomtempo; a secretária municipal de educação de petrópolis, Cecilia Pinheiro; a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu; e o escritor e desembargador Gustavo Grandinetti.
Confira, a seguir, os vencedores do primeiro Prêmio de Desenho e Redação do Flipetrópolis. Os desenhos e as reações premiadas podem ser acessadas clicando no link disponibilizado em cada categoria:
Desenhos
Categoria 1: pessoas PCD entre 8 e 18 anos
1.º Alberto de Souza Moraes
2.º Davi Emanuel Alves Ramos
3.º Lucas Santana Fortuna
Categoria 2: estudantes entre 4 e 5 anos
1.º Helena Farroco Antunes
2.º Matheus Fontes Quadros
3.º Anna Neto de Freitas
Categoria 3: estudantes entre 6 e 8 anos
1.º Helena Elisa Campos Schwab
2.º Isaque Walker Carneiro Hermes
3.º Helena Calazans Hoffman
Redação
Categoria 4: estudantes entre 9 e 11 anos
1.º Livia Quintella Ponte
2.º Isabella Carvalho de Andrade
3.º Maria Sophia Azevedo Ferreira
Categoria 5: estudantes entre 12 e 14 anos
1.º Maria Paz de Brito Martinez de Oliveira.
2.º Nicolas Marques Viana de Paiva
3.º Luiza Correa dos Santos
Categoria 6: estudantes entre 15 e 18 anos
1.º Gabriel de Oliveira Lima
2.º Vivian Gomes Beck
3.º Isabelle Hansen da Silva
Sobre o Flipetrópolis
A primeira edição do Flipetrópolis foi viabilizada pela Prefeitura de Petrópolis, o patrocínio do Grupo Águas do Brasil e o apoio cultural do Itaú e da GE Aerospace, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Todas as atividades realizadas dentro do Flipetrópolis são gratuitas. Com a curadoria de Afonso Borges, Sérgio Abranches, Tom Farias, Gustavo Grandinetti e Leandro Garcia, acontece entre os dias 1.º e 5 de maio de 2024, no Palácio de Cristal.
Serviço:
Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis
De 1.º a 5 de maio de 2024, de quarta-feira a domingo
Local: Palácio de Cristal – R. Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis / Programação Digital – YouTube, Instagram e Facebook – @flipetropolis
www.flipetropolis.com.br
Entrada gratuita